Você com certeza deve ter visto, nos últimos dias, vídeos mostrando um tal de Chevrolet Celta 2025. Se você é um desses que aguardavam pacientemente o retorno do hatch de entrada, eu lamento informar: o carro em questão não é uma nova geração do popular da marca da gravata.
O carro que aparece nas imagens é um modelo produzido na China pela joint-venture SAIC-GM-Wuling. E não é nenhuma novidade, já que é oferecido em alguns mercados da América Latina com os nomes de Aveo ou Sail.
Digo mais: não é a primeira vez que esse modelo chinês aparece em alguma fake news sobre o retorno do Celta. Voltando ao carro: lançado em 2023 em sua terceira geração, o Aveo/Sail é um compacto com porte do Onix e também é oferecido nas carrocerias hatch e sedã.
A única opção de motorização é um 1.5 aspirado a gasolina, de 99 cv de potência, combinado com um câmbio manual de seis marchas ou um automático CVT.
Apesar do visual menos inspirado que o do Onix/Onix Plus, o Aveo/Sail é um carro bem completo, com foco em custo-benefício. É equipado com itens como seis airbags, ar-condicionado, vidros elétricos, direção elétrica e central multimídia desde a versão básica.
No México e no Chile, esse Aveo/Sail ocupa uma posição de entrada na linha, abaixo dos brasileiros Onix e Onix Plus. Mesmo assim, a vantagem no preço não é tão grande quanto se imagina.
No mercado chileno, por exemplo, o Sail hatch parte de 10.490.000 pesos (cerca de R$ 65.400 em conversão direta), enquanto o Onix - já com o motor 1.0 turbo - parte de 10.990.000 pesos (R$ 68.500). Em resumo: um carro que não faria sentido algum por aqui.
Conexão brasileira
Para não dizer que esse Celta 2025 fake não tem nenhuma conexão com a GM brasileira, uma curiosidade é que a primeira geração do Sail era o nosso Chevrolet Corsa Sedan/Classic.
Esse Sail de primeira geração começou a ser produzido pela SAIC-GM em dezembro de 2000, com o nome de Buick Sail e usando exatamente a mesma carroceria do Corsa Sedan vendido na época no mercado brasileiro.
Alguns anos depois, esse Buick ganhou uma reestilização visual - que seria reaproveitada nos últimos Chevrolet Classic brasileiros - e mudou de nome, passando a ser vendido no país asiático como Chevrolet Sail.
Esse Sail original permaneceu em produção na China até 2009, quando foi substituído por um carro completamente novo. E que nada tinha a ver com o Corsa Sedan.